Catedral São Francisco Xavier
Palavra do Pároco
 
07.Abr - Meditação para a Semana Santa 2020
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Meditação para a Semana Santa 2020


Caríssimos irmãos e irmãs de nossa Catedral São Francisco Xavier,


Paz e saudações!


 


Com o Domingo de Ramos toda a Igreja inicia os dias santos da Paixão e Morte do Senhor. Caminhando com Ele, também nós, alcançaremos a ressurreição como a multidão que acolhe Jesus em Jerusalém, se alegra com o filho de Davi e o reverencia com ardor. Ele entra na cidade montado num jumentinho, a montaria dos pobres e dos humildes. É preciso reconhecer hoje também o Cristo, o Samaritano, o Bom Pastor, como Nosso Senhor e Redentor e caminhar com Ele para a vida, para a ressurreição.


Tríduo Pascal da Paixão e Ressureição do Senhor


Começa quinta-feira com a Missa da Ceia onde Jesus institui a Eucaristia e o sacerdócio aos seus discípulos, lava os pés em sinal de doação, entrega e serviço. Deixa o mandamento novo, “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei.” Somos chamados a mergulhar no mistério redentor de Cristo. É a centralidade, o ápice, a maior festa litúrgica de nossa fé.


Os gestos de Jesus carregados de amor e de misericórdia vêm nos ensinar a fazer da vida uma oferenda ao Senhor.


Agradecemos a Jesus pela Eucaristia que deixou nas mãos dos sacerdotes, “Fazei isto em memória de mim.” Rezemos pelas vocações: “em cada comunidade uma nova vocação” e “rezar, falar bem e convidar” os nossos jovens ao seguimento de Jesus.


Faça o lava pés em família e da ceia, um belo jantar em família, pois onde há o amor, Deus está presente.


Sexta-Feira Santa – Paixão do Senhor.


Dia de profundo recolhimento. A Palavra nos conduz para dentro do mistério salvífico e do amor de Deus, que se entrega por nossa redenção. Como ainda podemos duvidar ou sermos ingratos com um Deus que nos ama tanto, enviando seu próprio filho para nos salvar? Eis a doação perfeita do amor. O redentor aniquilou-se a si mesmo, humilhou-se na morte de cruz para que tivéssemos a vida e a salvação. Abraçou a cruz, silencioso. Os poderosos, a serviço do pecado, julgaram e condenaram o inocente. Em Cristo, a mentira e a ganância, a distinção e o prestígio, não tem lugar. Nela somente são possíveis o amor e a misericórdia.


Neste tempo em que vivemos é preciso mergulhar na Campanha da Fraternidade 2020, Fraternidade e Vida: Dom e compromisso. “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele.” Vamos rezar e cuidar bem uns dos outros neste momento. Com Jesus venceremos essa pandemia!


Reúna sua família em torno de um crucifixo e faça sua adoração e oração, em sua casa.


Sábado Santo – Vigília Pascal


Noite de vida e de paz, noite de luz. As trevas foram dissipadas pela luz que jamais se apaga. Nesta noite santa da Páscoa do Senhor reconheçamos o amor ao extremo, que venceu as trevas do egoísmo, da ganância, do orgulho, da violência e da cultura de morte, para nos transformar em vida de ressuscitados. Juntos rezaremos a Ladainha de Todos os Santos, pois a “Igreja da Terra” reafirma sua fé na presença da “Igreja do Céu” e invoca aqueles que nos precederam na participação plena de Cristo Ressuscitado.


Juntos vamos acender o fogo novo (“Brilhe a vossa luz!”), o ardor missionário e participativo em nossa comunidade paroquial.


Domingo da Páscoa


Este é o Dia do Senhor, dia de alegria, de exultação e de festa da Vida. O Senhor Ressuscitou! Feliz Páscoa!


Aquele que foi ultrajado e humilhado venceu a morte e a infâmia com sua ressurreição. Feliz quem n’Ele fundamenta sua vida, pois terá a vida em plenitude. Recusar essa verdade é perder a própria vida. A eternidade penetrou o mundo e o coração humano. Deixemo-nos, pois, nos conduzir com a força do Senhor Ressuscitado e presente entre nós.


Celebrar a Páscoa do Senhor é proclamar alegremente que Jesus ressuscitou e, por isso, está vivo e presente em nossas comunidades oferecendo a sua paz e o seu Espírito como dom e força renovadora. Somente unidos e perseverantes sentiremos a presença do Ressuscitado. Com isto o medo, as inseguranças e incertezas, à luz da esperança, serão vencidos pelo poder radiante de Jesus Ressuscitado.


Caríssimos, nós estamos vivendo uma Páscoa atípica, única e especial. Convido a todos a celebrá-la com maior solicitude e zelo de fé orante. Eis a nossa Páscoa! O Cristo está vivo no meio de nós!


Participem das celebrações através das mídias sociais.


Feliz e Santa Páscoa!


 


Pe Adenir José Ronchi, Padres, Diáconos e CMPP da Catedral



Fonte: Pe Adenir José Ronchi

Indique a um amigo
 
contato
Rua do Príncipe 746, Centro - Joinville/SC

CEP: 89201-001 - CNPJ 84.708.478/0002-41

 
 
 
 
 
 

Copyright © 2024 Catedral São Francisco Xavier. Direitos reservados.