Catedral São Francisco Xavier
Palavra do Pároco
 
23.Mar - Começa a Semana Santa
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Começa a Semana Santa

 


Meus queridos Paroquianos de nossa Catedral São Francisco Xavier,


Saudações Fraternas!


Após os quarenta dias da Quaresma, tempo favorável, de graça e reconciliação. Os exercícios quaresmais do deserto espiritual, encontro pessoal ao amor fraterno e da Igreja em saída na construção da paz, sendo sal da Terra e luz do mundo. A igreja nos convida a grande Semana Santa.


“A maior das semanas de nosso cristianismo”, “a centralidade Pascal”.


A liturgia da Semana Santa ajuda-nos a permitir que Jesus entre em nossa vida como caminho, verdade e vida. Memorial de nossa fé, através da Palavra de Deus, das orações e dos gestos, todas as celebrações abrem para nós, que somos discípulos missionários do Ressuscitado, para irradiar luz para nossa ação evangelizadora.


A celebração do Domingo de Ramos, entrada triunfal de Jesus em sua cidade de Jerusalém aclamado com hosanas e ramos nas mãos, "Bendito o que vem em nome do Senhor". Em seguida proclamamos a Paixão, Morte e Ressureição, mistério pascal.


De segunda a quarta-feira Santa, a sagrada liturgia recorda os acontecimentos que o Cristo Redentor e Salvador viveu nos últimos dias de sua vida terrena. 


Quinta-feira Santa é o começo do tríduo pascal. No Cenáculo, Jesus se revela como mestre e nos ensina a lavar os pés para sermos discípulos servidores, nos dá o mandamento novo “amai-vos uns aos outros... como eu vos amei” e nos deixa a Eucaristia “fazei isto em memória de Mim”. Jesus quis ficar presente na Eucaristia, por isso nos deixou o poder sacerdotal. Obrigado Jesus pelo dom da vocação sacerdotal, só assim podemos ter diariamente Jesus em nossas comunidades. Obrigado padres pelo seu sim e sua vocação.


A Sexta-feira, ou Paixão do Senhor é um dia profundo de devoção e intimidade de dor e sofrimento, seguindo os passos do Bom Jesus. Deus nos ama ao extremo: enviou-nos o seu amado Filho para morrer por nós derramando o seu Sangue na Cruz para remissão dos pecados da humanidade e nos deu sua Mãe, no sofrimento aos pés da Cruz.


Sábado Santo, ou de Aleluia, reservado ao recolhimento e a esperança da ressureição. A Vigília Pascal é a Noite Santa, proclamamos solenemente a luz da ressurreição de Cristo, fundamento da fé. A vigília começa com o acender do fogo novo. O Círio Pascal, luz do mundo é o Cristo Vivo e ressuscitado e renova a criação. Somos mergulhados na água Batismal, renovando nossos compromissos na unidade e pastoreio.


Domingo de Páscoa, que alegria o túmulo esta vazio, valeu a pena. Jesus está vivo, Ele está no meio de nós. Somos um povo de Ressuscitados. Que o Cristo vivo nos ilumine e nos conduza nos caminhos da civilização, da cultura do encontro e da paz.


Santa Páscoa,


Com benevolência,


Pe. Adenir José Ronchi


 


 


Fotógrafo: Pascom Catedral

Fonte: Pe. Adenir José Ronchi

Indique a um amigo
 
contato
Rua do Príncipe 746, Centro - Joinville/SC

CEP: 89201-001 - CNPJ 84.708.478/0002-41

 
 
 
 
 
 

Copyright © 2024 Catedral São Francisco Xavier. Direitos reservados.