Catedral São Francisco Xavier
Palavra do Pároco
 
01.Jun - Bem-Vindo o mês de Junho
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Bem-Vindo o mês de Junho


Caríssimos irmãos(ãs) de nossa Catedral São Francisco Xavier,


 


         Que alegria podermos iniciar o mês de junho com tantas motivações celebrativas para crescer e fortalecer a nossa caminhada eclesial missionária!


 


Dia 01 de junho celebramos a memória de Maria, Mãe da Igreja. Este dia foi instituído pelo Papa Francisco com o objetivo de favorecer o crescimento do sentido materno da Igreja nos pastores, nos religiosos(as) e nos fiéis leigos(as). A mãe da Igreja e a Igreja que é mãe, nos ensinam que a vida cristã cresce ancorada no Mistério Pascal de Cristo Jesus. Sejamos, pois, como Maria, seguindo seu exemplo de humildade e de serviço generoso a favor do Reino, cumprindo a vontade do Pai.


Dia 07 de junho – Solenidade da Santíssima Trindade. A melhor comunidade de amor, modelo e inspiradora da comunidade perfeita. Deus é Amor, e a Santíssima Trindade vive em eterna comunhão de amor. Jesus nos revelou o amor do Pai, que nos foi comunicado pelo Espírito Santo. Bendito seja o Pai que amou em seu Filho e nos santificou em seu Espírito.


Dia 11 de junho – Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo Jesus, “pão vivo” descido do céu, palavra encarnada entre nós e que dá a vida ao mundo, para nossa salvação. Viver a Eucaristia é unir-nos à Cristo em sua humanidade, para assim participarmos de sua divindade e fazer o que Jesus fez, entregar tudo o que somos, carne e sangue, nas mãos do Pai, para o bem do próximo. Sejamos eucarísticos para eucaristizar nossa vida, família e mundo. Tenhamos um grande amor na participação da Santa Missa. A Eucaristia faz a Igreja e a Igreja faz a Eucaristia, comunidade solidária de amor.


Dia 13 de junho estamos celebrando os Santos juninos, junto com todo o povo de Deus. Queremos louvar a Deus celebrando Santo Antônio, grande pregador que nos ensinou que “é viva a Palavra quando são as obras que falam, o pão dos pobres”.


Dia 19 de junho -  Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Desde a época dos Santos Padres, a água e o sangue do Coração de Jesus são símbolos dos Sacramentos do Batismo e da Eucaristia. A própria Igreja, como a “nova Eva”, é vista como nascida do lado aberto do Coração de Jesus, jorrando sangue e água, sempre foi na Igreja fonte de piedade, oração, fé e graça. As revelações de Santa Margarida Maria Alacoque, as doze promessas, contribuíram imensamente para a difusão dessa devoção. A característica própria dessa solenidade é a ação de graças pela riqueza insondável de Cristo e a contemplação reparadora do coração transpassado. Com amor e gratidão, contemplamos o Sagrado Coração de Jesus aberto na cruz, fonte de graça e revelação singular da Misericórdia Divina. “Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso”.


Dia 29 de junho queremos celebrar a festa das duas colunas inabaláveis da Igreja, os apóstolos Pedro e Paulo, e firmemos nossa fé na Igreja, onde eles testemunharam a fé em Jesus Cristo e se doaram no seu sofrimento até o martírio. Nos ensinam que a Palavra de Deus não deve ficar oculta por medo. Os dois se identificaram com o projeto do Evangelho, orientados a dar a vida pela boa notícia aos pobres. Dia do Papa – o nosso Pedro de hoje, o Papa Francisco. Renovemos nossa fé e nossa pertença à Igreja, caminhando em comunhão com Deus, com nossa Igreja, na pessoa do Papa Francisco. Rezemos e vamos amar nosso Papa. Sejamos nós também corajosos anunciadores do Reino em nossos dias, tão necessário para construirmos a cultura do encontro e da Paz à civilização do amor, pois somos todos missionários.


 


Que Deus, todo poderoso, nos abençoe hoje e sempre!


 


Pe. Adenir José Ronchi.



Indique a um amigo
 
contato
Rua do Príncipe 746, Centro - Joinville/SC

CEP: 89201-001 - CNPJ 84.708.478/0002-41

 
 
 
 
 
 

Copyright © 2024 Catedral São Francisco Xavier. Direitos reservados.