Catedral São Francisco Xavier
Palavra do Pároco
 
01.Mai - Bem-vindo mês de Maio
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Bem-vindo mês de Maio

 


Bem-Vindo mês de Maio


 


Maio é o mês tradicionalmente dedicado a Nossa Senhora, à devoção mariana, tempo marcado pela oração do terço, pelas peregrinações aos Santuários, rezar em família, pela necessidade de dirigir-se com orações especiais à intercessão de Maria.


Começar este mês com o ato de nos confiarmos a ela, na situação atual, tem um significado muito particular em todo o mundo. Recorremos a Nossa Senhora Aparecida neste tempo de pandemia, tanto sofrimento em toda humanidade. Recorremos a ela saúde dos enfermos. Mãe é mãe. Deus quis nos dar sua mãe. Temos uma mãe. Um devoto de Maria não se perde.


Maria, na obediência, soube dar resposta ao chamado que Deus fez ao seu coração. Disse SIM ao anjo, foi às pressas ajudar Isabel, cuidou do lar, educou Jesus, orou, ouviu e acompanhou Jesus, esteve de pé diante da cruz. Na nossa vida cristã não pode ser diferente. Precisamos aprender a ouvir Deus e, como Maria, atentos e “fazei tudo o que Ele vos disser”.


         Queridas mães, parabéns a todas vocês mães que, com tanto carinho, nos destes a vida. Tivestes tanto amor para nos gerar e cuidar de nós. Obrigado ternura de mãe, doce nome de Maria. Que a grande mãe Maria Santíssima vos recompense, proteja e abençoe a todas as nossas queridas e amadas mães. Mãe é mãe, e a mãe sabe o que se passa no coração de cada filho(a). Celebrar as mães é celebrar a vida, e celebrar sua presença amorosa no lar, presença que acolhe, cuida, educa a ajuda a crescer. Neste mês de maio queremos rezar por todas as mães.


         No mês de Maio celebramos a culminância do Mistério Pascal com as duas solenes celebrações: Ascenção do Senhor e o Pentecostes.


Ascenção – Subida de Jesus ao céu, dia dos meios de Comunicação Social, somos todos comunicadores das verdades da Alegria do Evangelho. O Cristo glorioso que volta para junto do Pai e leva a humanidade consigo. Parabéns à nossa PASCOM, para que contes aos teus filhos e aos teus netos. A vida se faz história. Também recordando a Semana de Orações pela Unidade dos Cristãos, “gentileza, gera gentileza”, “Pai, que todos sejam um”.


Pentecostes – Marca, pois, o início solene da vida da Igreja. O Espírito confirma no coração da Igreja a missão de testemunhar a ressurreição do Senhor e escalar o bom perfume da vida. Peçamos ao Senhor um Novo Pentecostes que santifique toda Igreja, os povos e nações, e derrame em toda a extensão do mundo os dons do Espírito Santo, recebido no Batismo e confirmado na Crisma, para realizar no coração dos fiéis as maravilhas de sermos discípulos missionários como foi operado com ardor como no início da pregação do Evangelho. Assim como o Pai me enviou, também Eu vos envio. Recebei o Espírito Santo.


Convido a todos (as), como católicos, a viver o mês de maio como um mês no cenáculo, permanecendo unidos em oração familiar, como Maria e os apóstolos, para um novo pentecostes.


 


Fraternalmente,




Pe. Adenir José Ronchi.


 


 


Indique a um amigo
 
contato
Rua do Príncipe 746, Centro - Joinville/SC

CEP: 89201-001 - CNPJ 84.708.478/0002-41

 
 
 
 
 
 

Copyright © 2021 Catedral São Francisco Xavier. Direitos reservados.