Catedral São Francisco Xavier
Palavra do Pároco
 
31.Jul - Amados e Chamados por Deus
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Amados e Chamados por Deus


Caríssimos Paroquianos de nossa Catedral São Francisco Xavier,


 


Amados e Chamados por Deus


Mês Vocacional


 


                Estamos iniciando o mês de agosto, este é dedicado à oração, reflexão e ação nas comunidades sobre o tema das vocações. A Igreja unida em oração pelas vocações, cada comunidade uma nova vocação. É tempo de tomarmos consciência e formarmos uma cultura vocacional, onde somos chamados a reavivar em todos nós a relação com Deus, que, movida por amor, clama e espera com generosidade e disponibilidade; que nos fala e quer ser ouvido. Jesus nos convida, “Vem e Segue-me”:


·         Vem” é o chamado: o convite pessoal a estar/ permanecer com Jesus e tornar-se discípulo e discípula do Mestre.


·         Segue-me” é a missão: o seguimento da prática de Jesus.


 e conta com o nosso “Eis-me aqui” alegre e em prontidão por sair em missão. Só pode responder em relação ao chamado alguém capaz de ouvir e que se deixa tocar.


                É difícil nascer uma vocação sem essa conscientização e sensibilidade vocacional, que faz brotar do interior do coração este desejo de procurar o próprio lugar na vida, colocando-se em atitude de escuta do quando e de quem possa ajudar nossa busca com a coragem de decidir livre e responsavelmente.


                Vocação é alimentar sonhos, construir projetos, fomentar a utopia, o desejo de servir e de sentir-se útil no mundo. Respondemos a um chamado porque sentimos a necessidade de colocar em movimento a vida e os dons que possuímos. A juventude é um tempo especial para escutar apelos e fazer escolhas. A opção é sua.


                Vocação é a resposta de um Deus Providente à uma comunidade orante. Vocação  é o encontro de duas liberdades, Deus que chama e a pessoa humana que responde o seu “Sim”, para ser pleno, realizado e feliz.


                Vocação é uma modalidade de amar, é um presente de Deus, um chamamento para um serviço.


                Por isso lembre-se que a messe é grande e poucos os operários. Vamos juntos pedir ao Senhor da messe, bons operários.


1ª Semana: Vocação para o Ministério Ordenado – diáconos, padres e bispos;


2ª Semana: Vocação para a Vida em Família – atenção especial aos pais;


3ª Semana: Vocação para a Vida Consagrada – religiosos(as) e consagrados(as) seculares;


4ª Semana: Vocação para os ministérios e serviços na comunidade. O último domingo de agosto é o Dia Nacional do(a) Catequista.


                Com Jesus, o Vocacionado do Pai, e Maria do Sim, nos ajude a vivermos o “nosso sim” de cada dia a serviço da vida e esperança de nosso povo.


 


                Com benevolência,


 


                Pe. Adenir José Ronchi.



Indique a um amigo
 
contato
Rua do Príncipe 746, Centro - Joinville/SC

CEP: 89201-001 - CNPJ 84.708.478/0002-41

 
 
 
 
 
 

Copyright © 2024 Catedral São Francisco Xavier. Direitos reservados.