Catedral São Francisco Xavier
Palavra do Pároco
 
24.Jul - "Avancem para águas mais profundas" (Lc 5,4)
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -


Caríssimos irmãos (ãs)!


 


Avancem para águas mais profundas” (Lc 5,4)


 


            Estamos vivendo momentos nunca imaginados em todo mundo, contra um inimigo invisível, o Covid-19; tempos de sacrifício, com provas difíceis, com receio das dificuldades que teremos de enfrentar. Estamos em alto mar, mesmo com turbulências, tempestades, ondas revoltas, tanta dor, lágrimas, morte e perdas. É preciso chegar ao porto seguro, guiados pela fé e esperança de tantas pessoas com força que são gestos concretos pelo testemunho e solidariedade da “Palavra de Deus”.


            O que fazer neste momento de um indefinido amanhã? À Luz da CF 2020 precisamos voltar nosso olhar como o de Jesus, “Ver, sentir compaixão e cuidar”. Isto acontece com uma rede de solidariedade que busca ser uma resposta à dor de tantas famílias, nesta crise humanitária.  Se, por um lado, nos uniu em gestos de atenção e cuidado conosco, com os outros e com a nossa casa comum: o mundo.


            O Papa Francisco nos diz, que, nesta hora é importante a criatividade; que significa procurar novos caminhos, procurar a estrada para que o Evangelho da Alegria seja anunciado. É preciso nos reanimarmos e reinventarmos como Igreja em saída e do encontro, perita em humanidade, samaritana e misericordiosa.


            Com esta pandemia não podemos ser mais os mesmos, Igreja e sociedade precisam tomar novos caminhos, tirar lições de tudo isto. “Olhar o mundo com o olhar de Deus”. “E viu que era muito bom”. É preciso cuidar bem de nossa casa comum, cuidar da ecologia, combatendo o individualismo consumista, materialismo, o mundo agitado, desenfreado. Só assim aprenderemos a sermos felizes com o essencial, no respeito à vida e dignidade das pessoas. Somos todos irmãos na partilha, fraternidade e solidariedade. Tenhamos fé no bom Deus que está ao nosso lado, caminha conosco, mesmo quando isso é difícil, como nos dias de hoje.


            Coragem, ânimo! “Mulher, por que choras? À quem procuras?”(Jo 20, 1-2). Na escola de Santa Maria Madalena aprendemos a procurar e buscar desde madrugada, quando ainda estava escuro, o Ressuscitado. Ele está vivo entre nós. E, após esta pandemia poder voltarmos para nossas atividades pastorais e movimentos, desde o amanhecer até o por do sol, correndo para sua comunidade participando das missas, encontros com a Palavra e a Eucaristia, em nossas catequeses, na ação evangelizadora como discípulos missionários, com novos gestos, expressões e novo entusiasmo. “Alegrai-vos, eu vi o Senhor!” Juntos vamos nos levantar mais fortes e unidos para construção da cultura da paz, rumo à civilização do amor.


            Invoquemos “Maria, Mãe da Evangelização” para que nos ajude a dizer o nosso “Sim” na urgência de fazer render a Boa Notícia de Jesus no nosso tempo. Nos  conceda um novo ardor de ressuscitados para levar a todos o Evangelho da vida que vence todo mal.


            Que Nossa Senhora, que foi às pressas na fuga para o Egito e visitou Isabel, nos ajude a procurar novos caminhos para que alcancemos todos dias melhores de vida plena.


 


            Com benevolência,


 


            Pe. Adenir José Ronchi.



Indique a um amigo
 
contato
Rua do Príncipe 746, Centro - Joinville/SC

CEP: 89201-001 - CNPJ 84.708.478/0002-41

 
 
 
 
 
 

Copyright © 2021 Catedral São Francisco Xavier. Direitos reservados.