Catedral São Francisco Xavier
Dízimo
 
Dízimo

Dízimo, doação, missão, comunidade! Igreja, comunidade de comunidades, que recebeu a missão de evangelizar! A missão pede entrega, doação, generosidade. O dízimo expressa a participação da pessoa batizada na missão de anunciar o "Evangelho da Alegria". Evangelização que acontece como presença da comunidade, como anúncio-palavra, como obras de misericórdia.

Na Exortação Apóstólica Evangelii Gaudium, o Papa Francisco nos fez um forte apelo: "Espero que todas as comunidades se esforcem por atuar os meios necessários para avançar no caminho duma conversão pastoral e missionária, que não pode deixar as coisas como estão. Neste momento, não nos serve uma simples administração. Constituamo-nos em estado permamente de missão, em todas as regiões da terra".

O dízimo é uma contribuição sistemática e periódica dos fiéis, por meio da qual cada comunidade assume corresponsavelmente sua sustentação e a da Igreja. O dízimo está também relacionado com o amor fraterno, pois manifesta a amizade que circula entre os membros da comunidade. Alguém se torna dizimista, porque tem fé em Deus e confia nas suas promessas (Rm 4,18-25 e 2Cor 1,19-20). A decisão de contribuir com o dízimo nasce de um coração agradecido por ter encontrado o Deus da vida e experimentado a beleza de sua presença amorosa no dia a dia.

A contribuição com o dízimo é um modo de reconhecer que Deus é o Senhor de todos os bens (dimensão religiosa), de manter as estruturas eclesiais no âmbito paroquial e diocesano (dimensão eclesial) e de partilhar os recursos, em vista do crescimento do Reino de Deus (dimensão missionária) e do serviço de caridade (dimensão caritativa).

Confiamos a opção pelo dízimo à Santa Virgem Maria, invocada em todo o Brasil com o título de Nossa Senhora Aparecida, ela que, nas Bodas de Caná, com fina sensibilidade, notou a falta do vinho e ensinou a fazer o que seu Filho disser (Jo 2,3.5).

"Pai Santo, contemplando Jesus Cristo, vosso Filho bem amado que se entregou por nós na cruz, e tocado pelo amor que o Espírito Santo derrama em nós, manisfesto, com esta contribuição, minha pertença à Igreja, solidário com sua missão e com os mais necessitados. De todo o coração, ó Pai, contribuo com o que posso: recebei, ó Senhor. Amém".

CLIQUE AQUI E SEJA UM DIZIMISTA
 
 
 
 
contato
Rua do Príncipe 746, Centro - Joinville/SC

CEP: 89201-001 - CNPJ 84.708.478/0002-41

 
 
 
 
 
 

Copyright © 2020 Catedral São Francisco Xavier. Direitos reservados.