Catedral São Francisco Xavier
Palavra do Pároco
 
02.Out - Outubro - Mês do Rosário e Mês Missionário
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Outubro - Mês do Rosário e Mês Missionário


Caríssimos paroquianos de nossa Catedral São Francisco Xavier,


Saúde, Paz e Bem!


Outubro – Mês do Rosário e Missionário


 


                O mês do Rosário oferece um jeito simples para contemplar o Cristo com o coração de Maria, esta oração de grande simplicidade. Mediante o Rosário, a pessoa de fé alcança a graça em abundância, como se o recebesse das mesmas mãos da mãe do redentor. Com o Rosário somos convidados a aprender Cristo de Maria. Cristo é o Mestre por excelência, o revelador e a revelação. Percorrer com Maria as cenas do Rosário é como frequentar a “escola” de Maria para ler Jesus, penetrar nos seus segredos, compreender a sua mensagem. Diante de cada mistério do Filho, ela nos convida, como na sua Anunciação, a colocar humildemente o nosso sim, na obediência a serviço da vida de nosso povo.


 


                Contemplemos os mistérios, e rezemos no Santo Terço em família, esta bela oração dos humildes, arma poderosa. Deus quis nos dar a sua mãe. Um devoto de Maria não se perde. Temos uma mãe que cuida de todos. Tenhamos uma grande devoção ao Santo Rosário. A mãe nos conduz a Jesus - “Fazei tudo o que Ele nos disser”.


                Celebrando a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e padroeira do Brasil, recorremos a ela para que interceda por todos nós, povo brasileiro, nos apresente a Jesus e nos livre de todos os males, neste tempo difícil que estamos atravessando. Cantemos a Deus o mesmo hino que a Virgem Aparecida - “Estou em Sua presença, proclamando as Suas maravilhas”, no Magnificat. Bendizemos também ao Pai pela vida das crianças nesta data especial, principalmente às nossas da Catedral, que irão fazer sua Primeira Eucaristia. Coloquemos diante do Senhor todas as crianças, o pais e o povo brasileiro, para que seja fiel a sua missão e vocação e vivendo na paz e na justiça. Que a Virgem Santíssima nos ajude a dizer  nosso “Sim” a urgência de fazer ressoar a Boa Nova de Jesus no nosso tempo. Interceda por nós, a fim de podermos ter uma santa ousadia de procurar novos caminhos a fim de que Jesus seja conhecido e amado.


                Aproveitemos o mês missionário para nos conscientizar mais uma vez da importância de sermos discípulos missionários de Jesus Cristo. Ser uma Igreja da alegria, Igreja em saída e do encontro com todos os filhos amados de Deus. Igreja missionária, portadora da misericórdia e da compaixão, das atitudes mais próprias de Jesus, nosso Mestre e Senhor, com os mais necessitados.


                Faz-se urgente e necessário, em um tempo marcado pela necessidade, de uma Igreja que anuncie o Evangelho com a alegria e a esperança que brota do encontro com Jesus. Essa alegria é missionária, pois é a Boa Notícia desse encontro que deve ser partilhada com todas as pessoas que encontramos na grande caminhada de vida.


O cristão é um homem e uma mulher de alegria, com o coração cheio desta alegria, não pode existir um cristão sem alegria, principalmente, uma liderança. Quando em nossas paróquias, em nossas comunidades, nas nossas instituições, encontramos pessoas que se dizem cristãos e são tristes, há algo de errado. Devemos ajudá-los a encontrar Jesus, a tirar a tristeza e o vazio existencial e enche-la de ardor, alegria do evangelho.


Quem se encontra com Jesus, o Missionário do Pai, torna-se um missionário discípulo forte, supera todas as dificuldades e fica resistente. Por isto Jesus nos diz: “Eu estarei sempre convosco”. A ação evangelizadora missionária vivida na  unidade, no pastoreio e no comprometimento, sempre foi e será a aceitação humilde, aprendizado do coração sincero, a vivência pacífica e mansa da Palavra de Jesus, pois devemos ser modeladores do rebanho, pelo espírito. O Amor de Jesus se prolonga na missão dos apóstolos – “Eu vos envio como o Pai me enviou”.


Com Maria, discípula missionária, Santa Terezinha e São Francisco Xavier, padroeiro das missões, façam que todos nós sejamos ardorosos discípulos missionários na ação evangelizadora.



 


Com benevolência,


Pe. Adenir José Ronchi - Pároco da Catedral São Francisco Xavier


Fotógrafo: Jailson Silveira

Fonte: Pe Adenir José Ronchi

Indique a um amigo
 
contato
Rua do Príncipe 746, Centro - Joinville/SC

CEP: 89201-001 - CNPJ 84.708.478/0002-41

 
 
 
 
 
 

Copyright © 2024 Catedral São Francisco Xavier. Direitos reservados.