Catedral São Francisco Xavier
Notícias da Igreja
 
15.Fev - Paquistão. Casa de Maria: iniciativa de caridade para dar roupas aos pobres
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Paquistão. Casa de Maria: iniciativa de caridade para dar roupas aos pobres

Vatican News


"É um impulso de caridade que nos faz ir ao encontro dos pobres. Abrimos esta iniciativa graças à sensibilidade dos paroquianos, para prover aos necessitados. Agradeço a Deus pelo máximo apoio de meus amigos e da equipe de voluntários. Somos capazes de fornecer roupas de boa qualidade a pessoas carentes, de qualquer comunidade."


Com estas palavras o frei capuchinho padre Shahzad Khokhar OFM Cap, pároco da Igreja de São José em Tando Adam, cidade da província de Sindh, no Paquistão, apresentou à Fides - agência missionária da Congregação para a Evangelização dos Povos - a "Casa de Maria", aberta em sua paróquia, observando que se trata "verdadeiramente de uma casa para todos".


Padre Khokhar afirma: "Nossa Mãe Maria é Mãe para todos, por isso a chamamos de 'A Casa de Maria'. A estrutura foi aberta em nossa escola paroquial de São José e está aberta a todas as pessoas que vivem nas adjacências, sem nenhuma discriminação de fé religiosa, etnia, língua ou cultura. Todos os necessitados podem vir e pegar as roupas, segundo as necessidades". O padre franciscano ressalta que "é um serviço totalmente gratuito, aberto todos os dias, todas as tardes".



Comunidade e iniciativa abençoadas pelo núncio apostólico


Padre Khokhar é o primeiro pároco da nova paróquia de São José, recentemente inaugurada na diocese católica de Hyderabad, na província de Sindh. No mês passado, o núncio apostólico no Paquistão, o arcebispo dom Zakhia El Kassis, visitou e abençoou a comunidade e também a nova iniciativa da "Casa de Maria".


O padre capuchinho informa: "A nova paróquia assiste a uma comunidade prevalentemente do povo punjabi, que emigrou da província de Punjab. A maioria das pessoas trabalha como agentes da saúde com um salário diário. Vendo suas necessidades, comecei a pedir o apoio de amigos, padres, freiras e leigos, e pude recolher muitas roupas usadas de pessoas de várias paróquias das dioceses de Karachi, Lahore e Hyderabad".


Um grupo de voluntários da paróquia, homens e mulheres, doa seu tempo para realizar este trabalho de misericórdia, selecionando as roupas, lavando-as e passando-as, antes de colocá-las à disposição dos necessitados.



Curso de corte e costura para as jovens mulheres


Padre Shahzad explica: "Para ajudar nesta iniciativa, compramos uma máquina de lavar e montamos 20 estandes com 2.500 cabides. No momento, temos cerca de 2 mil roupas de diferentes medidas".


“Na paróquia, onde o padre Khokhar assiste pastoralmente 130 famílias católicas, o frade capuchinho também abriu um centro de corte e costura para jovens mulheres, facilitando o aprendizado desta profissão e iniciando-as no trabalho, para que elas possam sustentar suas famílias.”


O padre finaliza: "Também incluiremos na Casa de Maria as novas roupas que as moças costurarão, pedindo uma oferta mínima em dinheiro, ajudando assim estas jovens mulheres que estão aprendendo a arte de cortar e costurar".


(com Fides)








Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 
contato
Rua do Príncipe 746, Centro - Joinville/SC

CEP: 89201-001 - CNPJ 84.708.478/0002-41

 
 
 
 
 
 

Copyright © 2024 Catedral São Francisco Xavier. Direitos reservados.