Catedral São Francisco Xavier
Notícias da Igreja
 
03.Mai - Mês Mariano na Basílica Vaticana
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Mês Mariano na Basílica Vaticana

Vatican News


Por ocasião do mês de maio, mês que a Igreja dedica de maneira especial à devoção mariana, o Vicariato do Vaticano e a paróquia de São Pedro estão organizando uma série de eventos para celebrar a Virgem Maria, venerada na Basílica com o título especial de "Mater Ecclesiae".



As iniciativas das quartas-feiras e sábados de maio


Um comunicado do Departamento de Comunicação da “Fabbrica di San Pietro”, o órgão que administra a Basílica, nos informa que todas as quartas-feiras do mês, a partir das 16h, será rezada uma oração itinerante que partirá do átrio da Basílica e tocará as principais representações dedicadas à Virgem Maria. A oração será concluída às 17h com a celebração da missa.


Além disso, todos os sábados à noite, das 21h às 22h, será realizada uma procissão de velas com a reprodução da imagem da "Mater Ecclesiae" na Praça São Pedro, acompanhada pela oração do Terço conduzida pelo Cardeal Angelo Comastri, Arcipreste Emérito da Basílica de São Pedro e Presidente Emérito da Fabbrica di San Pietro.



O título de "Mater Ecclesiae" para Maria


A "Mater Ecclesiae" está representada em uma coluna da antiga basílica de Constantino e esta foi sua denominação antes de São Paulo VI lhe dar o novo título para a Basílica de São Pedro e para a Igreja universal. A liturgia chama os apóstolos de Cristo de "pilar e fundamento" da Igreja, referindo-se à visão da Jerusalém celestial descrita no Apocalipse. E São João Paulo II, em 1981, poucos meses após o atentado, abençoou o mosaico inspirado na "Mater Ecclesiae", expressando o desejo "de que todos aqueles que vêm à Praça de São Pedro levantem seus olhos para ela, para dirigir-lhe suas saudações e orações com sentimentos de confiança filial". O caminho sinodal - inaugurado há alguns meses pelo Papa Francisco - identifica a "Mater Ecclesiae" como uma inspiração para a Igreja que, no Espírito, renova o entusiasmo e o zelo missionário dos apóstolos, e como uma ajuda e modelo para caminhar juntos seguindo Cristo, como ela mesma indica no Evangelho "fazei tudo o que ele vos disser".


Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 
contato
Rua do Príncipe 746, Centro - Joinville/SC

CEP: 89201-001 - CNPJ 84.708.478/0002-41

 
 
 
 
 
 

Copyright © 2024 Catedral São Francisco Xavier. Direitos reservados.