Catedral São Francisco Xavier
Notícias da Igreja
 
30.Nov - CELAM: no dia 12 de dezembro uma oração pelas vítimas da Covid e furacões
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
CELAM: no dia 12 de dezembro uma oração pelas vítimas da Covid e furacões

Isabella Piro – Vatican News


Um dia de oração e solidariedade para com as vítimas da pandemia da Covid-19 e dos furacões que recentemente atingiram os países da América Central: a iniciativa é do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) e da Cáritas da América Latina e Caribe. A data escolhida é 12 de dezembro, coincidindo com a festa de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira do continente americano. "Sentimo-nos solidários e próximos - lê-se numa carta conjunta dos dois organismos católicos - a todos os nossos irmãos e irmãs que viveram e continuam a viver o impacto doloroso da pandemia da Covid-19 e, em particular, à população da América Central e Caribe que foi duramente atingida por dois furacões, (Eta e Iota), no mês de novembro". E os números relativos a esta última catástrofe são dramáticos, continua a carta: na Costa Rica, Guatemala, Honduras e Nicarágua "mais de 5,3 milhões de pessoas foram afetadas, 330.000 vivem em abrigos temporários porque perderam as suas casas, 171 pessoas morreram e os danos materiais e econômicos são consideráveis. Daí o pedido aos fiéis para serem generosos na oração e na ajuda aos necessitados.


Uma coleta para os mais vulneráveis afetados pela crise sanitária


"O objetivo desta campanha – recordam CELAM e Cáritas - é reunir o apoio financeiro necessário para preparar a ajuda de emergência, para que as redes caritativas nestes quatro países da América Central possam ajudar os mais vulneráveis e os mais afetados seja pela crise sanitária, seja pelos furacões". Neste "tempo de Advento", que começa neste domingo, 29 de novembro, e que será vivido "no meio do desafio da pandemia", os bispos recordam, portanto, a importância da "comunhão da caridade" como o principal instrumento de "uma Igreja em saída". Citando, finalmente, uma passagem da Encíclica do Papa Francisco "Fratelli tutti", a carta conclui: "A caridade, com o seu dinamismo universal, pode construir um mundo novo, porque não é um sentimento estéril, mas a melhor maneira de alcançar caminhos eficazes de desenvolvimento para todos”.


O pensamento do Papa às vítimas do furacão


Recorda-se que o próprio Papa, no Angelus de 8 de novembro último, dirigira um pensamento "ao povo da América Central, atingido nos últimos dias por um violento furacão, que causou muitas vítimas e danos consideráveis, agravado também pela já difícil situação da pandemia". "Que o Senhor acolha os defuntos - disse o Papa - conforte as suas famílias e apoie aqueles que são os mais provados, assim como todos aqueles que estão trabalhando para ajudá-los".


Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 
contato
Rua do Príncipe 746, Centro - Joinville/SC

CEP: 89201-001 - CNPJ 84.708.478/0002-41

 
 
 
 
 
 

Copyright © 2024 Catedral São Francisco Xavier. Direitos reservados.