Catedral São Francisco Xavier
Congregação Mariana

Congregação MarianaA Congregação Mariana é formada por leigos batizados, com formação catequética básica que participam do sacramento da eucaristia e consagrados à Nossa Senhora. São divididos em três departamentos: Marianinho, Jovem e Adulto. Através de reuniões semanais ou quinzenais nas Paróquias, escolas, universidades, profissionais, militares, etc. Dependendo do lugar em que for constituído pela ordem do Sr. Bispo Diocesano, recebem a devida formação cristã e também participam de eventos na parte espiritual, social e lazer. Estão a serviço da Igreja, inclusive participando nas Pastorais. O Padre assistente espiritual tem autonomia sobre o grupo.

Fundada em 1563, em Roma, pelo Padre jesuíta Jean Leunis, no colégio romano para jovens. No Brasil estão presentes desde 1583, quando foi fundada na Bahia por São José de Anchieta.
Em 1993 a CNBB aprovou a Congregação Mariana como Associação Pública de Fiéis Leigos. As Congregações Marianas deram à Igreja 111 Santos. Entre os 31 Papas que ocuparam a Cátedra de São Pedro; 23 eram Congregados Marianos.

A Congregação Mariana é uma escola onde os cristãos se tornam comprometidos, dando testemunho, na igreja e na sociedade, dos valores morais e cristãos que valorizam a dignidade da pessoa, o bem estar da família e a integridade da criação. Enfim uma busca permanente de santificação pessoal.

A Congregação Mariana Nossa Senhora do Rosário e São José da Catedral foi fundada no dia 22 de outubro de 1933, conforme registrado no boletim especial comemorativo do cinquentenário de fundação da Federação das Congregações Marianas da Diocese de Joinville: 07 de outubro de 1939 à 1989.

Na Catedral São Francisco Xavier o grupo reúne-se mensalmente no quarto domingo do mês após a Santa Missa das 8h, na qual participam com o ministério de música e liturgia.

contato

Coordenador - Alcides Luz - 9 9162-9667

 
 
contato
Rua do Príncipe 746, Centro - Joinville/SC

CEP: 89201-001 - CNPJ 84.708.478/0002-41

 
 
 
 
 
 

Copyright © 2018 Catedral São Francisco Xavier. Direitos reservados.