As 4 exigências da Ação Pastoral

As quatro exigências da ação pastoral são: o serviço, o anúncio, o testemunho de comunhão, o diálogo. Revelam o espírito e o método da evangelização e apontam uma direção para toda a ação pastoral. A exigência do serviço refere-se à ação social e transformadora da realidade.
O anúncio enfoca para a pregação do evangelho e da fé. O diálogo é um convite à abertura do coração e da mente para o outro e o diferente, e o testemunho de comunhão, é a dimensão comunitária de toda a ação pastoral neste local estaremos falando sobre o Anúncio onde temos os seguintes ítens.

Pastorais em Ação

Pastoral Familiar, Pastoral da Juventude, Pastoral da Criança, Pastoral da Saúde, Pastoral Carcerária, Pastoral do Habitante de Rua, Pastoral da Comunicação, Pastoral Política, Pastoral da Consolação e da Esperança, Pastoral do Turismo, Pastoral da Educação, Pastoral do Dízimo, Pastoral dos Idosos, Pastoral da Sobriedade, Pastoral Anti-Alcoólica, Pastoral Ecumênica, Pastoral da Visitação das Casas, Pastoral do Canto, Pastoral do Menor, Pastoral da Segunda União.

Sociais: Juventude, Saúde, Menor, Criança, Carcerária, Idosos, Sobriedade, Antialcoólica, Política, Habitantes de Rua, e outras…

Emergentes: Pastoral Operária, Pastoral da Terra, Pastoral dos Surdos e Mudos, Pessoas Especiais.

Pastorais em Organização: Pastoral da Mulher, Pastoral dos Migrantes, Pastoral das Elites e Formadores de Opinião, Pastoral Universitária.

Movimentos

Os leigos têm direito de associação na Igreja. São os Movimentos Eclesiais.
Este direito porém comporta os seguintes deveres:

1. Serem fiéis à fé católica e a vocação à santidade.
2. Estarem em comunhão com a Paróquia, Comarca e Diocese.
3. Promoverem sintonia e comunhão entre si e com as pastorais.
4. Estarem abertos à Doutrina Social da Igreja e à dimensão social do Evangelho, para a transformação do mundo.

Os Movimentos Eclesiais em nossa Diocese são: Apostolado da Oração, Marianos, Legião de Maria, RCC, Cursilho, Casais, Focolarinos, Emaús, Mãe Peregrina, Oficina de Oração, Comunidades de Vida, Congregação Mariana e Movimento Serra.