Catedral São Francisco Xavier
Palavra do Pároco
 
04.Mar - Quaresma
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Quaresma


Caríssimos irmãos e irmãs em Cristo, que caminham conosco em nossa Catedral São Francisco Xavier, saudações!


 


           


Somos convidados neste mês de março, em que a Igreja celebra o período quaresmal, a tomarmos consciência que, após a celebração de quarta-feira de cinzas, por exatos quarenta dias, Jesus Cristo será entregue por nós e para a nossa salvação. Este evento salvífico deve nortear a nossa preparação, isto é, o nosso tempo pessoal de conversão, tendo em vista a grande celebração da Páscoa do Senhor, em que já podemos vislumbrar sua aurora.


            Durante o tempo da quaresma o evangelho toca em três pontos fundamentais para nossa vida:


1.     Dar Esmola” (Mt 6,2), isto é, ter a atenção para as pessoas que necessitam de ajuda, tanto material quanto moral e espiritual; saber dar uma palavra de conforto a quem sentir-se desanimado e sermos mais solidários com os pobres.


2.     Oração”: dedicar mais tempo à oração tanto individual como familiar e comunitária; buscar o Senhor enquanto Ele se deixar encontrar.


3.     “Jejum” é a maneira de sermos solidários com os que passam fome, levados por muitas circunstâncias. É muito aconselhável o jejum espiritual sendo mais paciente com as pessoas e ouvindo mais as pessoas. Assim chegaremos à Páscoa com o coração mais aberto para vivenciarmos a alegria da ressurreição com Cristo.


Por isso, sob a proposta cristã de mudanças de vida, somos convidados a celebrar as solenidades de São José e da Anunciação do Senhor, a sermos fiéis e justos em nossas ações e atitudes cotidianas, dando nosso “Eis-me Aqui” de  batizados e enviados.


Que a mística que envolve este tempo de preparação auxilie-nos no empenho de tornarmos realidade o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, que contempla a Fraternidade e as Políticas públicas. Portanto, que a vivência deste tempo litúrgico nos ajude a libertar, através do direito e da justiça, a sociedade que, ferida pelo mal da corrupção, urge por tornar-se cada vez mais humanizada e digna para o nosso povo.


Lembro que aguardo a todos para o nosso retiro dia dezesseis de março com início às 13h30 e encerrando com a missa das 19h na Catedral, início de nosso ano pastoral. É um tempo favorável.


 


Abraços fraternos,


 


                                  


                                    Pe. Adenir José Ronchi


                                       Pároco da Catedral 



Fotógrafo: Jailson Silveira

Fonte: Pe. Adenir José Ronchi

Indique a um amigo
 
contato
Rua do Príncipe 746, Centro - Joinville/SC

CEP: 89201-001 - CNPJ 84.708.478/0002-41

 
 
 
 
 
 

Copyright © 2024 Catedral São Francisco Xavier. Direitos reservados.