Catedral São Francisco Xavier
Palavra do Pároco
 
23.Mar - Chegamos ao Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Chegamos ao Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor

 


Caríssimos paroquianos de nossa Catedral São Francisco Xavier,


Saudações fraternas!


Chegamos ao Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, encontramo-nos no portal da Semana Santa. Neste dia a Igreja recorda a entrada do Cristo em Jerusalém para realizar o seu Mistério Pascal.


Como povo da primeira aliança, que durante a festa das Tendas levavam ramos nas mãos, simbolizando a esperança messiânica, hoje nós aclamamos o Cristo Rei, Redentor e Bom Pastor. Renovamos nossa adesão do Senhor, deixamos que o mistério pascal da Paixão, Morte e Ressureição de Jesus se realizem em nossa vida.


Adentrar no mistério celebrado neste domingo é compreender que a Paixão de Jesus não é um acontecimento passado, mas se atualiza aqui e agora: a sua Paixão se prolonga em todos os sofredores de nossa sociedade.


É oportuna e necessária a iniciativa profética da Igreja no Brasil, nesta campanha da fraternidade, e sempre, de estabelecer um diálogo com a sociedade visando à superação da violência e construirmos uma cultura da paz, e a realização do projeto de Jesus.  O serviço à vida, o bem do nosso povo, o desenvolvimento integral da pessoa e a implantação dos valores do Reino.


A boa notícia deste domingo é o anúncio daquele que se fez servo, paciente nas provações, obediente até a morte e morte de Cruz, e da Cruz instrumento de morte, brotou a vida, a ressurreição, a semente do novo. É esta outra proposta de mundo que, como seguidores de Jesus, queremos adotar.


O relato da Paixão de Jesus que hoje escutamos é a prova de um amor sem medida. A nossa participação nesta celebração não é uma mera repetição da cena evangélica, mas sacramento da nossa fé na vitória e da morte. Neste ano nacional do Laicato, na unidade e comunhão, como Corpo de Cristo “povo de Deus peregrino”, presente e atuante na história, viver e celebrar a paixão do povo que é a Paixão de Cristo, para, na Ressurreição de Cristo, realizar a ressurreição do povo.


Que a Senhora das Dores nos acompanhe e no conduza nos caminhos de Seu Filho Jesus até Ressuscitarmos com Ele.


Com benevolência,


Pe. Adenir José Ronchi


 


Fotógrafo: Pascom Catedral

Fonte: Pe. Adenir José Ronchi

Indique a um amigo
 
contato
Rua do Príncipe 746, Centro - Joinville/SC

CEP: 89201-001 - CNPJ 84.708.478/0002-41

 
 
 
 
 
 

Copyright © 2024 Catedral São Francisco Xavier. Direitos reservados.