Catedral São Francisco Xavier
Palavra do Pároco
 
03.Jun - “Vem Espírito Santo, vem!”
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
“Vem Espírito Santo, vem!”

Caríssimos paroquianos de nossa Catedral São Francisco Xavier,


Paz e Bem!


 


O mês de junho, marcado pelas tradicionais “festas juninas”, é enriquecido neste ano com a festa de Pentecostes e a solenidade de Corpus Christi. No dia de Pentecostes o Espírito Santo desceu com poder sobre os discípulos, reunidos no cenáculo com Maria, mãe de Jesus.


Assim teve início a missão da Igreja no mundo (At, 2,1-11). Este fato evidencia que a eficácia missionária depende da oração, da unidade da comunidade dos fiéis e, principalmente,da ação do Espírito Santo, o verdadeiro protagonista da Igreja.


A Igreja é católica e missionária desde a sua origem. O Espírito Santo é amor e alma da Igreja: “Vem Espírito Santo, vem!”.


“Corpo de Deus”, nosso Deus, Teu corpo. Este Corpo foi feito pelo sim de Maria, “o verbo se fez carne e habitou entre nós”. Ele passa pelas ruas de uma cidade para abençoar, caminha no meio de nós, na cidade dos príncipes de Joinville, pois é o Rei, Príncipe da paz.


Na Eucaristia Jesus é o verdadeiro cordeiro pascal, que foi imolado. A Eucaristia faz a Igreja, a Igreja faz a Eucaristia, comunidade de comunhão, participação e missão. Participemos ansiosamente da Santa Eucaristia. Neste mês do coração de Jesus somos atraídos pela figura do cordeiro, cuja mansidão nos remete à palavra do mestre: “aprendei de mim que sou manso e humilde de coração” (Mt, 11, 29).


Do lado do cordeiro imolado, no altar da cruz do seu coração ferido pela lança, jorram sangue e a água.


Santo Antônio - É conhecido como “Santo evangélico”. Peçamos que ele obtenha de Deus, para nós, a graça de sermos, na comunidade, verdadeiros missionários. Por seu auxílio, seguir os ensinamentos de vida cristã e sentir a sua ajuda em todas as provações.


São João Batista - Precursor, preparou caminhos para o Senhor, um povo perfeito pregando a conversão. Apontou o cordeiro, o maior nascido entre as mulheres, batizou o autor do batismo, Jesus. No rio Jordão os céus abriram-se: “Este é Meu Filho amado, escutai-o.”


Solenidade de São Pedro e São Paulo, tão diferentes entre si, porém, unidos pelo evangelho e pela graça do martírio. Damos graças a Deus pelo dom da fé e pelo empenho missionário que recebemos através de seus testemunhos. Lembramos o dia do Papa Francisco, com seu verdadeiro testemunho de vida e unidade. Recordamos também de todos os servidores(as) de nossa Catedral que doam e doaram suas vidas por causa do Reino.


Que todos os santos e santas de Deus nos conduzam, a cada um de nós, no certame que nos é proposto à santidade.


 


Em Cristo Bom Pastor,


 


Padre Adenir José Ronchi 


Fotógrafo: Jailson Silveira

Fonte: Pe. Adenir José Ronchi

Indique a um amigo
 
contato
Rua do Príncipe 746, Centro - Joinville/SC

CEP: 89201-001 - CNPJ 84.708.478/0002-41

 
 
 
 
 
 

Copyright © 2024 Catedral São Francisco Xavier. Direitos reservados.