Catedral São Francisco Xavier
Notícias da Igreja
 
30.Jan - Secretário de Estado do Vaticano envia carta à Cúpula da União Africana
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Secretário de Estado do Vaticano envia carta à Cúpula da União Africana


O Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, enviou uma carta aos líderes políticos que estão reunidos em Addis Abeba, de 27 a 29 de janeiro, durante a 30ª Cúpula da União Africana. Este encontro tem como principal objetivo reunir líderes para debater questões vitais para o progresso e a prosperidade do continente africano, tais como a erradicação da fome e a promoção da nutrição.


“Como formas de erradicar a fome no continente africano, estamos cientes de que o ‘Compromisso para acabar com a fome até 2025’ está determinado, entre outras coisas, pelas mudanças climáticas e seus efeitos sobre as atividades agrícolas, bem como pelo aumento de conflitos que desestabilizam grandes áreas do continente. Devemos nos perguntar, no entanto, qual o papel que a falta de solidariedade desempenha nesta trágica situação, em que milhões de vidas estão em jogo”, afirmou o cardeal na carta enviada.


Este programa mencionado pelo Cardeal Parolin, “Compromisso para acabar com a fome até 2025”, tem como principal objetivo eliminar a forme na África até o ano de 2025. O atual encontro é uma continuação da conferência realizada em 2013, também em Adis Abeba, e reúne personalidades e órgãos de alto nível, como o Secretário-Geral da ONU, Antonio Guterres, o Primeiro-Ministro da Etiópia, Hailermariam Desalegn, e os líderes do Banco Africano de Desenvolvimento (AfDB, sigla em inglês), a Aliança para uma Revolução Verde na África (AGRA, sigla em inglês), o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), entre muitos outros.


“A crescente dificuldade na África requer foco e cooperação renovados com relação a estas pessoas que, por inúmeras razões, não conseguem satisfazer suas necessidades humanas básicas”, salientou Cardeal Parolin. “A dignidade de cada pessoa humana exige que as barreiras dessas necessidades sejam superadas por meio da determinação de todas as pessoas, em particular no que diz respeito aos princípios da justiça distributiva, para alocar recursos pelas estratégias e projetos adequados”, reiterou.


Ainda de acordo com Parolin, o Papa Francisco encoraja que a Declaração de Malabo sobre Crescimento e Transformação Agrícolas Acelerados para a Prosperidade Compartilhada e Meios de Subsistência Melhorados, documento proposto em 2013 que visa a melhoria nos meios de subsistência da África, seja posto em prática para assegurar o fim da fome no continente. “Este acordo inspirou um vigoroso apelo a uma ação renovada para libertar os povos africanos da ameaça de fome por meio da atividade agrícola e da produção de alimentos em todos os países e por uma cooperação eficiente entre todos os governos africanos e organizações intergovernamentais”, disse.


Por fim, o cardeal ressaltou o quanto o Papa espera que este encontro seja próspero e traga resoluções efetivas para o fim da fome que assola o país. “O Papa Francisco pede a Deus que abençoe o trabalho a todos aqueles que promovem o desenvolvimento e que reúnem esforços para erradicar a fome e a pobreza na África, e reza para que cada homem, mulher e criança será verdadeiramente beneficiada dos recursos abundantes da criação”.


Fonte: Boletim da Santa Sé

Indique a um amigo
 
contato
Rua do Príncipe, 764 - Joinville - SC

CEP 89211-001 - CNPJ 84.708.478/0002-41

 
 
 
 
 
 

Copyright © 2018 Catedral São Francisco Xavier. Direitos reservados.