Catedral São Francisco Xavier
Notícias da Igreja
 
10.Dez - Qual é a mensagem da Virgem de Guadalupe para o mundo atual?
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Qual é a mensagem da Virgem de Guadalupe para o mundo atual?

Faltando 13 anos para o aniversário de meio milênio das aparições da Virgem de Guadalupe, qual pode ser a sua mensagem e importância para o mundo atual?


 


Pe. Eduardo Chávez, um dos maiores especialistas nas aparições de Santa Maria na colina de Tepeyac, na Cidade do México, destacou que a mensagem da Virgem de Guadalupe é da "harmonia de todos os povos nesta única civilização do amor de Deus".


Em entrevista ao Grupo ACI, Pe. Chávez, cônego da Basílica de Guadalupe e diretor do Instituto Superior de Estudos Guadalupanos, assinalou que a Virgem Maria “faz esta inculturação perfeita” em meio ao povo indígena, “mostrando Jesus e colocando-o no mais profundo do ser humano".


 


A Virgem de Guadalupe apareceu ao indígena São Juan Diego na colina de Tepeyac, de 9 a 12 de dezembro de 1531, expressando seu desejo de que construíssem um templo católico na planície, aos pés da montanha.







 


Ao abrir a sua tilma para apresentar as flores, viram que a imagem da Virgem de Guadalupe estava impressa no tecido.


A tilma de São Juan Diego atualmente está na Basílica de Guadalupe, na Cidade do México.


 


Pe. Chávez destacou que a Virgem de Guadalupe tomou "as coisas boas, positivas, estas sementes da Palavra que Deus semeou" na América, para depois "dar-lhe pleno desenvolvimento em seu Filho, Jesus Cristo".


"Jesus sempre é o centro do acontecimento guadalupano", sublinhou.


 


A Virgem de Guadalupe, acrescentou, "assume a pobreza, pelo fato de ser mestiça, porque os mestiços na época da Santíssima Virgem de Guadalupe eram desprezados tanto pelos espanhóis como pelos indígenas e procuravam comida no lixo".


 


"Para o nosso mundo, o acontecimento guadalupano é muito importante atualmente, pois a Virgem de Guadalupe traz precisamente harmonia, paz, justiça, amor, em uma palavra: Jesus Cristo, Nosso Senhor, para o mundo inteiro".


"E continua trazendo como naquele momento único e transcendente", acrescentou.


 


Santa Maria, assinalou, conduz aquele homem "que tem a violência no seu coração, o homem traidor, criminoso, que infelizmente se destrói e destrói o ser humano e este mundo", e o conduz a Jesus Cristo "para curar, para salvar".


Fonte: ACI Digital

Indique a um amigo
 
contato
Rua do Príncipe 746, Centro - Joinville/SC

CEP: 89201-001 - CNPJ 84.708.478/0002-41

 
 
 
 
 
 

Copyright © 2019 Catedral São Francisco Xavier. Direitos reservados.