Catedral São Francisco Xavier
Notícias da Igreja
 
31.Ago - Coletiva de Imprensa anuncia novidades da Festa da Padroeira 2017
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Coletiva de Imprensa anuncia novidades da Festa da Padroeira 2017

O Santuário de Aparecida recebeu nesta quarta-feira (30), os representantes de diversos veículos de comunicação na primeira coletiva de imprensa da Festa da Padroeira, comemoração dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida.


O reitor do Santuário de Aparecida, padre João Batista de Almeida, o ecônomo do Santuário, padre Daniel Antônio e o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes receberam a imprensa e apresentaram detalhes das celebrações do tricentenário.


Dom Orlando Brandes iniciou a coletiva saudando a presença dos jornalistas e ressaltando a missão evangelizadora da imprensa, em fazer ecoar a voz de Aparecida para o mundo. “Vamos nos sentir também evangelizadores, não somente funcionários, vamos nos sentir missionários, porque vocês vão fazer ecoar a voz de Aparecida para o mundo inteiro”.


Durante sua explanação Dom Orlando anunciou que está preparando um livro, voltado para o romeiro de Aparecida, com informações sobre a espiritualidade da Imagem de Nossa Senhora Aparecida. “Eu trabalho a imagem de Nossa Senhora Aparecida, sob o ponto de vista espiritual e pastoral”.


Na sequencia o reitor do Santuário, padre João Batista destacou a importância da Festa da Padroeira desse ano, em virtude dos 300 anos, justificando a alteração na programação que terá inicio no dia primeiro de outubro com a novena, se estendendo até o dia 9. E nos dias 10, 11 e 12 de outubro será celebrado cada um dos centenários de Nossa Senhora Aparecida, evidenciando detalhes dessa história na programação.


Outros pontos foram destacados pelo reitor, como:


*Presença do representante do papa Francisco, o cardeal italiano Giovanni Battista Re, Prefeito emérito da Congregação para os Bispos e Presidente emérito da Pontifícia Comissão para a América Latina. O cardeal irá celebrar a santa missa do dia 11 de outubro às 9h e no dia 12 de outubro às 7h30.


*Realização pelo 2º ano consecutivo da Semana da Criança, em parceria com o Tribunal Superior do Trabalho. As ações acontecerão de 9 a 16 de outubro com o objetivo de conscientizar sobre o combate ao trabalho infantil. A semana acontece no período da Festa da Festa da Padroeira, para chamar a atenção das pessoas para essa importante luta.


*Presença de diversos artistas das áreas da música, pintura, arquitetura, entre outros, que durante os dias da Novena e Festa da Padroeira irão fazer as suas homenagens a Nossa Senhora Aparecida.


*Novidades na tradicional Procissão Memória do dia 11 de outubro. Nesse ano a imagem de Nossa Senhora Aparecida seguirá para o Porto Itaguassú e lá ficará até o dia 12 de outubro, quando retornará para o Santuário de Aparecida em Procissão, passando pelos locais que fizeram parte da história desses 300 anos, encerrando com a santa missa no Santuário.


Um dos grandes destaques das celebrações desse ano, serão as duas missas campaispreparadas especialmente para receber os devotos de Nossa Senhora Aparecida no dia 12 de outubro. Uma mega estrutura, com a que foi preparada para a abertura do ano jubilar e show do tenor Andrea Bocelli em outubro de 2016, está sendo organizada para as celebrações das 5h da manhã com a presença do Terço dos Homens e do Terço das Mulheres e às 9h30 para a missa solene. Nesse local também acontecerão os Shows do Festival da Padroeira.


O ecônomo do Santuário, padre Daniel Antônio falou sobre toda a preparação do Santuário nos últimos cinco anos, com a inauguração de diversas obras de acolhida dos romeiros e outras especiais, denominadas como presentes para Nossa Senhora Aparecida, entre elas está os monumentos inaugurados no Vaticano, na CNBB e no Santuário, além do Campanário, o baldaquino e a grande Cúpula que será inaugurada no dia 11 de outubro.


Na Programação, padre Daniel salienta também os shows que irão acontecer em homenagem a Mãe Aparecida, começando nos dias 6 e 7 de outubro com o Grupo Italiano Genrosso no Centro de Evento Padre Vítor Coelho de Almeida e no dia 8, os apresentadores do Terra da Padroeira e Aparecida Sertaneja comandam a festa na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider com seus convidados.


Na Tribuna Bento XVI, o Festival da Padroeira vai reunir no dia 10 de outubro, diversos padres cantores, como pe. Fábio de Melo, pe. Antonio Maria, Pe. Reginaldo Manzotti, Pe. Juarez, Pe. Omar, Pe. Zezinho, Pe. Joãzinho, Pe. Marcos e Pe. Periquito.


No dia 12, é a vez de 12 grandes nomes da música popular brasileira também homenagear a Padroeira do Brasil com músicas dedicadas a Maria. Participarão dessa grande festa o cantor Daniel, Fafá de Belém, Agnaldo Rayol, Joana, Renato Teixeira, Elma Ramalho, Chitãozinho e Xororó, Alcione, Michel Teló, Paula Fernandes, Pe. Fábio de Melo e Preta Gil.


 


 


 


Nos dois dias do Festival da Padreira (10 e 12), as atrações terão início às 20h30, com entrada gratuita.


Fotógrafo: Vítor Hugo

Fonte: A12

Indique a um amigo
 
contato
Rua do Príncipe, 764 - Joinville - SC

CEP 89211-001 - CNPJ 84.708.478/0002-41

 
 
 
 
 
 

Copyright © 2017 Catedral São Francisco Xavier. Direitos reservados.